O Teamish é um aplicativo de motivação de equipes, onde pode-se, entre outras coisas, completar missões e ganhar pontos que podem ser trocados por vantagens. A equipe sempre busca por melhoria contínua e esta busca fez uma oportunidade surgir. Em uma conversa informal com outros times, houve um comentário de dificuldade de achar uma missão específica que serviu de insight para uma melhoria na tela inicial do aplicativo.
UX Designer: pesquisas quantitativa e qualitativa, análise das respostas e elaboração de hipóteses, User Story Map;
UI Designer: protótipos de baixa e alta fidelidade, teste A/B.
Esta demanda tinha como finalidade, otimizar a tela principal do app, melhorando a usabilidade e a interatividade para o usuário.
Além da entrega de valor para o produto, tinha o desafio pessoal de apresentar aos times um processo completo de solução em UX/UI, mostrando seus benefícios para a empresa e implantá-lo em demandas futuras.
Essa demanda foi fruto da minha proatividade e uma iniciativa pessoal, portanto não podia deixa-la atrapalhar a minha produtividade em outras demandas.
A partir do primeiro insight foi feito uma pesquisa com cerca de 20 usuários para validar o caso anterior e conseguir outros possíveis feedbacks.
De todos foram selecionados 5 usuários para uma entrevista com finalidade de compreender melhor os feedbacks gerais resultando em 4 pontos de grande convergência.
Como tudo começou de um comentário, relatando a dificuldade de encontrar uma missão específica, ao elaborar a nova tela, nos certificamos de que este problema era a principal questão a ser resolvida. Então foi usado o mapeamento da jornada do usuário para garantir que o problema foi resolvido, além identificar outras possíveis oportunidades de melhoria.
Como o esperado, surgiram outras oportunidades de melhoria, mostrando que aplicar a técnica de jornada do usuário foi uma decisão acertiva e que retornou grande valor de entrega à demanda.
Com base no resultado da jornada do usuário, foi criado o protótipo de baixa fidelidade na ferramenta Abobe XD, com a intenção de confirmar as oportunidades sugeridas…
… e com as hipóteses validadas, foi o momento de criar um protótipo de alta fidelidade e submetê-lo a aprovação.
Com o protótipo aprovado, foi o momento de criar um teste A/B com uma amostra de 33 usuários com vários níves de intimidade com a tela anterior, ou seja, nesse teste haviam pessoas que conheciam a tela principal vigente e também pessoas que desconheciam totalmente a tela.
A intenção era comparar os resultados e eliminar alguns viéses por parte de quem já tinha contato ou apego com a tela anterior.
O teste mostrou que a maioria preferiu as a nova proposta com 63% dos usuários achando a nova versão mais organizada do que a anterior.
Estar sempre atento às reuniões e conversas, pois um feedback pode aparecer a qualquer momento.
Identificar melhorias em outras telas e continuar com o processo de entrevistas para o processo de melhoria contínua.