O teamish se esforça para motivar as equipes de maneira positiva, tornando os usuários mais conectados nesse período de pandemia e home office através de um feed de novidades, que permitem colaboradores alegres e produtivos em suas jornadas.
Para isso foi levantada uma questão sobre a possibilidade de qual seria o comportamento do app em caso de postagens negativas e ofensivas.
UX Designer: elaborar uma jornada do usuário para denunciar postagens.
UI Designer: desenvolver protótipos de baixa e alta fidelidade.
Testador: aplicar microteste de usabilidade e elaborar o relatório do resultado.
As funcionalidades em back-end seriam desenvolvidas com base no conceito e fluxo que seriam criados por mim, portanto foi um trabalho intenso de colaboração e exigiu conhecimentos de outras áreas fora do Design.
Tinha o desafio pessoal de apresentar o microteste de usabilidade para a equipe, mostrando seus benefícios e implantando essa técnica em nosso processo para futuras demandas.
Os cards do feed já possuíam um ícone para botton sheet, que disponibiliza algumas informações sobre o post, então já tínhamos uma jornada em que os usuários eram habituados para inserir a funcionalidade, bastava então, acrescentar os passos para denunciar a essa jornada. Sendo assim, o próximo passo foi mapear os passos para denúncia e identificar possíveis oportunidades de melhoria na jornada por um todo.
Com o mapeamento da jornada feito, o próximo passo era fazer o protótipo de baixa fidelidade…
… e com ele testado e aprovado, foi criado o protótipo de alta fidelidade.
A ideia original era poder denunciar não somente a postagem feita, mas também quem a denunciou. Contudo, após os testes, foi constatado que não era
necessário ter uma opção de denunciar o autor da postagem, mas apenas a postagem a postagem em si. Então uma nova versão do protótipo foi elaborada.
Antes
Depois
Após implementação pela equipe de desenvolvimento, foi aplicado um micro teste de usabilidade para validar o fluxo.
Para validar de forma a não deixar dúvidas quanto a usabilidade da jornada, optei por conseguir um usuário que nunca tivesse contato com o aplicativo, partindo da premissa que se fosse fácil, para um usuário completamente novo, seria ainda mais fácil para usuárioscom algum nível de intimidade com o app.
O teste mostrou que a atividade de denunciar postagens cumpria o seu objetivo de ser rápida e prática, mesmo para usuários que desconheciamm totalmente o aplicativo.
Testes com usuários reais são enriquecedores para o projeto, principalmente na validação de ideias e na compreensão de como pessoas de fora do projeto enxergam as soluções.
Melhoria contínua nos processos de teste.
Permear a importância e a cultura do teste na equipe.