Quando um detalhe muda completamente o resultado

Background

O teamish se esforça para motivar as equipes de maneira positiva, tornando os usuários mais conectados nesse período de pandemia e home office através de um feed de novidades, que permitem colaboradores alegres e produtivos em suas jornadas.
Para isso foi levantada uma questão sobre a possibilidade de qual seria o comportamento do app em caso de postagens negativas e ofensivas.

Minha participação

UX Designer: elaborar uma jornada do usuário para denunciar postagens.

UI Designer: desenvolver protótipos de baixa e alta fidelidade.

Testador: aplicar microteste de usabilidade e elaborar o relatório do resultado.

Desafio

As funcionalidades em back-end seriam desenvolvidas com base no conceito e fluxo que seriam criados por mim, portanto foi um trabalho intenso de colaboração e exigiu conhecimentos de outras áreas fora do Design.

Tinha o desafio pessoal de apresentar o microteste de usabilidade para a equipe, mostrando seus benefícios e implantando essa técnica em nosso processo para futuras demandas.

Aproveitando o conhecimento do usuário

Os cards do feed já possuíam um ícone para botton sheet, que disponibiliza algumas informações sobre o post, então já tínhamos uma jornada em que os usuários eram habituados para inserir a funcionalidade, bastava então, acrescentar os passos para denunciar a essa jornada. Sendo assim, o próximo passo foi mapear os passos para denúncia e identificar possíveis oportunidades de melhoria na jornada por um todo.

"Como usuário do Teamish, quero conseguir denunciar postagens que são ofensivas para que o aplicativo seja mais positivo e amigável."

Construindo o resultado

Com o mapeamento da jornada feito, o próximo passo era fazer o protótipo de baixa fidelidade…

… e com ele testado e aprovado, foi criado o protótipo de alta fidelidade.

Refinando o design

A ideia original era poder denunciar não somente a postagem feita, mas também quem a denunciou. Contudo, após os testes, foi constatado que não era
necessário ter uma opção de denunciar o autor da postagem, mas apenas a postagem a postagem em si. Então uma nova versão do protótipo foi elaborada.

Antes

Depois

Acrescentando um detalhe

Após implementação pela equipe de desenvolvimento, foi aplicado um micro teste de usabilidade para validar o fluxo.

Para validar de forma a não deixar dúvidas quanto a usabilidade da jornada, optei por conseguir um usuário que nunca tivesse contato com o aplicativo, partindo da premissa que se fosse fácil, para um usuário completamente novo, seria ainda mais fácil para usuárioscom algum nível de intimidade com o app.

O teste mostrou que a atividade de denunciar postagens cumpria o seu objetivo de ser rápida e prática, mesmo para usuários que desconheciamm totalmente o aplicativo.

O que aprendi

Testes com usuários reais são enriquecedores para o projeto, principalmente na validação de ideias e na compreensão de como pessoas de fora do projeto enxergam as soluções.

Próximos passos

Melhoria contínua nos processos de teste.

Permear a importância e a cultura do teste na equipe.

 

Gostou desse caso? Então você também pode gostar destes aqui

Capa da paleta de cores Double Check
Provando que o trivial não é simplório
Como trasnformei o bom em ótimo!
assis art design - by Anderson Assis