A arte de dividir para conquistar

Background

O Teamish é uma plataforma para motivação de equipes através da gamificação, onde pode-se usar de maneira gratuita para equipes de até 5 colaboradores.

Para times acima de 5 colaboradores a plataforma disponibiliza alguns planos de assinatura, portanto era necessário mapear todas as formas possíveis de se cadastrar na plataforma, adquirir uma assinatura, trocar de plano de assinatura ou mesmo cancelar.

Minha participação

UX Design: pesquisa, entrevista, storytelling, user story map.

UI Design: storyboard, protótipos de baixa e alta fidelidade, testes.

Desafio

Por se tratar de um fluxo complexo onde é possível cadastrar-se em vários momentos, foi necessário muita atenção e colaboração para não deixar pontas soltas.

Também foi necessário considerar uma nova gama de personas, tanto para iniciantes completos no aplicativo quanto para quem já é cadastrado e pretende mudar de plano.

Pesquisa

Para compreender melhor o que os stakeholders
precisavam, foi conduzida uma entrevistas com eles.

Para que a solução atendesse de ponta a ponta, entrevistas foram conduzidas com usuários de aplicativos semelhantes a fim de nos nortear e também descobrir como poderíamos ter um diferencial em relação aos concorrentes.

Além de entrevistas, foram feitas pesquisas por API´s de pagamento online com o objetivo de entender seu funcionamento.

O resultado gerou os seguintes insigths:

Encontrando as jornadas

Com todo o feedback recolhido, foram identificadas 4 jornadas:

  • Usuários que se cadastram gratuitamente pela landing page.
  • Usuários que se cadastram direto com uma assinatura pela landing page.
  • Usuários cadastrados que desejam mudar de assinatura pela landing page.
  • Usuários cadastrados que desejam mudar de assinatura pela plataforma do sistema.

Existiu ainda um fluxo para cancelar assinaturas, que, por ser o mesmo fluxo para todos os casos acima, foi tratado à parte.

"Como usuário do Teamish, quero adquirir o plano pago sem a necessidade do teste grátis, para encurtar minha jornada, já que estou decidido."

"Como usuário do Teamish, quero-me cadastrar gratuitamente, para que eu use a plataforma e me decida por uma assinatura depois."

"Como usuário do Teamish, quero poder alterar o meu plano conforme a minha necessidade, para conseguir aumentar a minha equipe."

Uma imagem vale mais do que mil palavras

Em algumas ocasiões, pode ser mais difícil apresentar ideias mais complexas através de planilhas e relatórios de texto, principalmente para quem tem dificuldades de abstrair conceitos. Para resolver este problema e facilitar o entendimento dos stakeholders, foi desenvolvido um storyboard, narrando a história de como o usuário passa pelo fluxo principal.

Prototipando as jornadas

Depois que todos os passos de todas as jornadas foram altamente analisados, procurando por falhas e por novas oportunidades de melhoria, foi usado a ferramenta Adobe XD para realizar o protótipo de baixa fidelidade…

… e com a aprovação do protótipo de baixa fidelidade, prossegui com o protótipo de alta fidelidade.

Garantindo os menores detalhes

A nível de acessibilidade foram aplicados alguns testes simulando as deficiências visuais mais comuns, afim de garantir a legibilidade para o maior número possível de usuários.

Os quatro tipos de fluxos foram testados e gravados para a apreciação dos stakeholders e equipe.

O que aprendi

Avaliar os comentários e extrair bons insights das entrevistas para balancear as expectativas dos usuários finais e stakeholders, afim de encontrar e focar nas convergências.

Em processos complexos é muito importante a atenção na revisão.

Próximos passos

Continuar colhendo feedbacks para refinar os fluxos cada vez mais e reforçar a melhoria contínua.

assis art design - by Anderson Assis